Terça-feira, 10 de Outubro de 2006

Somos cegos - II parte

Meio-dia. O sol resplandece fortemente os seus raios. A praça, apinhada de gente, nao convidava a um passeio, tão difícil se tornava o andamento por ali. Pombos esvoaçavam, para aterrar em algum local onde se encontrasse comida.

E, com efeito, a um determinado canto, um grupo de pombos se podia encontrar, pois recebiam comida de alguém... Era um mendigo que ali se situava, e que tal como na sua condição de desejo de ser ajudado, ajudava aqueles bichos que por todo o lado procuravam algo para matar a fome. Era um indivíduo já idoso, de mísero aspecto...muito sujo, roupas esfarrapadas, barba grande e negra como as barbas de carvoeiro. Devia ter sido um belo homem anteriormente ao seu estado actual. Cortava pacientemente pedaços de pão e oferecia-os aos pombos que o rodeavam. Parecia ter extremo prazer em oferecer comida àquelas pequenas criaturas  e pensei "que prazer não teria se lhe matassem a fome"...

Aproximei-me. Muita gente passava, indiferente àquele homem, que ansiava por um prato de sopa. Perguntei-lhe como se chamava. Ele olhou-me; olhos tristes e ao mesmo tempo belos o caracterizaram. Fui com ele até um café humilde onde saciou a fome, como se de um refugiado se tratasse. A verdade é que em tempos tinha sido um soldado. Era um ex-combatente que não tinha concretizados seus desejos. Ainda não recebera o dinheiro que há muito lhe deviam pelos serviços prestados à pátria e não tivera ao longo da sua vida um emprego que lhe garantisse boa reforma; a família não o ajudava...entregara-se ao alcool e as ruas passaram a ser a sua companhia.

Durante duas horas conversámos; aprendi muito com as suas palavras... e depois, de cara melancólica e enrugada, o mendigo lá voltou para a sua triste e solitária vida, desejando-me sorte, mais sorte que a que tivera...

Nunca mais o vi mas ali encontrei um exemplo do que hoje se pode ter tudo e amanha se pode não ter nada.

publicado por melinha às 09:23
link | comentar | favorito
13 comentários:
De FlordeLis a 10 de Outubro de 2006 às 18:11
Já à algum tempo que não te fazia uma visita.... ouvi dizer algures aqui na blogosfera que fazias anos hoje... é verdade? se assim for, muitos parabéns que contes muitos... com saude e alegria.
Realmente a vida prega-nos partidas e tão depressa estamos bem, como tão depressa não somos ninguém, pelo menos aos olhos do resto do mundo..
Adorei a forma como escreveste este texto, parece que visualizava aquele momento, adorei as descrições.


De melinha a 11 de Outubro de 2006 às 08:51
mt obrigada!! é verdade sim fiz 20anos ontem desc tb n visitar o teu blog ha ja um tempo...voltarei la pa ver as novidades :) bjinhos e ate a proxima
De analfabeto a 11 de Outubro de 2006 às 11:19
Adorei o seu conto, mas anotei algumas incongruências. Os pombos voam e as pombas não voam, seriam pombos e pombas ou só pombos ou só pombas? O velho tinha barba preta ou seria grisalha ou esbranquiçada ou com madeixas ou com extensões? Gostei do factor moral associado ao conto : " GASTA TUDO HOJE PORQUE AMANHÃ PODES NÃO TER NADA". Parabéns.
De melinha a 11 de Outubro de 2006 às 11:44
relativamente ao primeiro ponto do seu comentario refiro-me a pombos do sexo masculino o k signifika que sao pombos-maxo. qt a barba do velho leia melhor pois especifiko convenientemente cm é...qt à moral q deu a historia ta obviamente errada e em ultima observaçao contos so no meu otro blog...por isso isto n e um conto...
mt agradecida pela sua amavel visita, alias cm sempre
adeus e volte depressinha q ca o espero
De oteumelhoramigo a 11 de Outubro de 2006 às 12:16
Minha querida! Nem sabes o prazer que me deu ler estes dois últimos posts! Claro q o 2o comove, é bastante triste...mas orgulhou-me imenso chegar aqui e ver q te preocupas com algo q a muita gente passa ao lado, infelizmente...e é esse mesmo o objectivo destes textos, demonstrar às pessoas q devemos olhar o mundo à nossa volta e ve-lo com outros olhos.
Claro q para mim ñ é novidade. és um anjo e preocupaste demais com os outros...e isso reflecte-se nas tuas relações mais profundas com as pessoas.
Desculpa ñ ter dito nada nos últimos dias mas tenho andado com mto trabalho. Sabes q dia está para chegar ...
Mas foi uma agradável surpresa. Gostei mt do q vi. beijinhos e continua a ser a pessoa linda q és

De oteumelhoramigo a 11 de Outubro de 2006 às 12:21
E já agora parabéns! Desculpa mas passou-me completamente ao lado...ñ tenho parado nos últimos dias e já nem sei a quantas ando eh eh
o teu outro blog tb ta giro desde q ñ vou lá, mas depois vejo com mais atenção.
mts beijos pra ti e mais uma vez desculpa
De melinha a 11 de Outubro de 2006 às 15:14
pois pois...e dps dizes q es o meu melhor amigo
De FM a 11 de Outubro de 2006 às 13:24
será que o SR mendigo não gostou da comida que lhe ofereceste? Pra nunca mais o teres visto, ou não gostou da comida e quis-se certificar que nunca mais lhe impigirias tal coisa, ou então, já recebeu o dito do belo do dinheiro, e já organizou a sua vida!!
BJ

FM
De melinha a 11 de Outubro de 2006 às 15:17
lol obrigada pelos comentarios bem animadores
bjinhos
De Angela a 11 de Outubro de 2006 às 20:13
Mais um texto que revela a tua enorme sensibilidade!
Infelizmente, hoje em dia, há cada vez mais indiferença...
É bom que haja pessoas que não se ficam apenas pelas palavras mas que actuam e estão dispostos a ajudar os outros.

Beijo grande.
De melinha a 12 de Outubro de 2006 às 08:44
é verdade...e infelizmente ha mtas pessoas assim
bjinhos
De Jota a 13 de Outubro de 2006 às 10:44
Porque é que o velho alimentava os pombos??
Para os ajudar da mesma forma como ele gostaria de ser ajudado!?! ou para engordar os pombos de forma a comer-los mais tarde !?! :)

Bjs Jota
De Vera a 13 de Outubro de 2006 às 14:34
O teu texto emocionou-me a sério. E mais uma vez se comprova que tu és um ser humano maravilhoso, que eu tenho muito orgulho de conhecer (mesmo que seja desta forma)!
Um beijo enorme!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Novo blog!

. As minhas manias

. Sou tua

. Chuva

. Somos cegos - II parte

. Somos cegos...

. ...

. Dias tristes...

. Meu anjo

. Falta-me...

.arquivos

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.favoritos

. Sou tua

. ...

. Dias tristes...

. Meu anjo

. Falta-me...

. Meu amigo...

. Um dia...

. ...

. ...

. ...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds