Sábado, 12 de Agosto de 2006

Deus vs Igreja

Religiao é sempre um tema de muita controversia, especialmente porque existe um grande numero de religioes de praticas e credos diferentes, o que provoca muitas vezes desrespeito e antipatia entre os respectivos fieis.

E o que é uma religiao?

A religiao é uma crença. Acreditar em algo ou alguem que esta acima de nos, numa "força superior" como refiro no anterior post. Em quem confiamos acima de tudo, que nos da conforto, que nos da paz. A paz, o conforto, a confiança de acreditar que melhores dias virao, que um milagre chegara e que os nossos desejos serao realizados...

A religiao baseia-se na crença, na confiança num deus, de que tudo será como "Deus quiser" e e basta-nos sujeitar à sua vontade, acreditando que assim é o mais correcto e que mesmo que nao o quisessemos dessa forma é assim que deve ser. Mas sera esse o pensamento certo? Afinal de contas quem manda na nossa vida somos nos proprios, apesar de por vezes surgirem acontecimentos na nossa vida que nao estavamos a espera e que nao aconteceram por nossas maos. Sera Deus suficientemente poderoso para manipular as nossas vidas?

Varias religioes adoram um deus diferente...Ou todas adoram o mesmo mas atribuem-lhe caracteristicas e nome diferentes??

E o que é Deus?

Alguem ou algo que esta acima de nos, a tal "força superior" em quem confiamos de modo a sentirmo-nos melhor e mais confiantes relativamente ao futuro.

Mas uma questao se tem levantado ao longo dos tempos...

Existira Deus?

Muita gente acredita num deus que nunca viu e chegam a levantar-se duvidas relativamente a tudo. Pois uma religiao é uma crença e é preciso muito para acreditarmos em algo que nunca temos provas de ser existente.

Talvez porque pareça ridiculo imaginar um homem sentado numa cadeira no ceu espreitando sobre as nuvens o mundo ca em baixo e como nos comportamos de modo a viajarmos para o inferno apos a morte ou merecermos o ceu como recompensa dos nosso belos actos...Talvez por isso muita gente nao acredite, talvez porque nunca se tem bem a certeza que assim é, talvez porque nao sabemos sequer se existe vida para alem da morte.Porque quando morremos vamos para o caixao e de la nao saimos e porque, dissem algumas pessoas, nao existe alma... 

Muita gente nao acredita que a alma existe. Eu acredito pois penso ser a nossa parte fraca. É ai que estao reunidos todos os nossos sentimentos, desde o mais revoltante ao mais mesquinho, desde o mais frio ao mais piegas...Mas sera a alma assim tao leve para largar o corpo apos o fim e seguir o seu destino final?Só ha uma maneira de descobrir mas muitas formas de acreditar...

Pois a religiao e uma questao de fe, de acreditar no sobrenatural e nao que a ciencia gera a vida. Mas sera realmente assim? Muitos fieis ja foram perseguidos, presos, torturados, por acreditarem em algo que supostamente controla o mundo. Mas sera o mundo controlado por um ser divino que ninguem ve? Ou sera o homem que controla o mundo? Talvez tudo seja um mito, como mitos de deuses que teriam existido ha milenios na grecia, em roma, no egipto...muita gente acredita somente que a biblia e apenas um livro como qualquer outro e que a igreja, essa instituiçao que nos deve ajudar e chegar mais perto do ceu e tudo um negocio e so isso. Que provas temos de que o que esta escrito na biblia aconteceu mesmo?? Milagres, catastrofes naturais...muita gente cre que e tudo provocado por um deus que controla o mundo em que vivemos...sera mesmo assim?? Sera Deus essa natureza? 

Concentremo-nos no tópico da expressão que dá nome a este post.

Deus e a Igreja...

Será Deus a "própria" igreja??

Analisemos detalhadamente a questão.

A Igreja como instituição dedica-se mais ao material, Deus enquanto homem e ser divino dedica-se sobretudo ao espiritual...porque a verdadeira riqueza no reino de Deus é a paz e o amor...como a própria igreja o proclama, o que é bem impressionante, pois se observarmos com atenção os oficiais desta instituição vislumbramos a magnífica riqueza que os rodeia...bons carros, motorista, belas residencias, luxuosos bibelots, adornos de fazer inveja à princesa do Mónaco...

Enfim...todo um luxo a que os mais poderosos da Santa Madre Igreja teem acesso. E nas cerimónias sagradas dão-nos lições de moral. Vejamos pois, meus senhores:

" Meus filhos, não devemos nunca ter atitudes maliciosas, pois Deus, que é Todo-Poderoso não quer pessoas maliciosas no Seu reino".

Nunca devemos dar sermões sem analisarmos primeiro nossos pecados...

Deus quer que a sua palavra seja partilhada com o objectivo de um mundo melhor, sem se dedicar ao prazer material ou não tivesse dito Jesus, seu adorado filho que "é mais fácil um camelo passar no buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus".

A igreja é uma das instituições com mais poder no mundo. Tem muita influência, arrasta multidões, tem o dom da palavra.  

sinto-me:
publicado por melinha às 10:22
link do post | comentar | favorito
2 comentários:
De miguel(alg.) a 4 de Outubro de 2006 às 11:41
Tens um blog mt bom afilhada, pelo q vejo és uma miuda mt inteligente e dinamica. Li com mt atenção este Deus vs Igreja, é mt interessante o q tá lá escrito. Dá que pensar... e meditar...
beijo grande
De melinha a 4 de Outubro de 2006 às 11:46
inda bem q gostaste...mas eu ate ja tou ha q tempos pa fazer umas mudanças neste post!
enfim obrigada pelo comentario e pelo tempo k dispuseste para o ler e comentar
bjinhos grandes e volta sempre

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Dezembro 2006

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31

.posts recentes

. Novo blog!

. As minhas manias

. Sou tua

. Chuva

. Somos cegos - II parte

. Somos cegos...

. ...

. Dias tristes...

. Meu anjo

. Falta-me...

.arquivos

. Dezembro 2006

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

. Agosto 2006

. Julho 2006

.favoritos

. Sou tua

. ...

. Dias tristes...

. Meu anjo

. Falta-me...

. Meu amigo...

. Um dia...

. ...

. ...

. ...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds